Resistência à Mudanças

Gestora de RH

Um desafio bem comum que os gestores nas empresas enfrentam é quando se precisa implantar ou modificar procedimentos. Neste momento os gestores percebem que muitos dos liderados são resistentes à mudanças.

Como podemos lidar com essa questão? Há algum tempo li uma matéria que dizia: “Firmeza quando necessário e misericórdia sempre que possível”. Como aplicamos esta frase em momentos de mudança? 3 passos nos ajudam envolver os colaboradores:

  1. Avaliação
  2. Alinhamento
  3. Ação

Partindo do princípio de que a mudança é inquestionavelmente necessária, veja como aplicar os três pontos citados na prática:

  • Avaliação

Neste momento é importante identificar quais são as pessoas que estão engajadas no processo e o que tem causado resistência em alguns. Alguns fatores são: Medo do desconhecido, Zona de conforto, Disputas, Auto desconhecimento.

Uma vez identificando estes fatores e pontuando a importância do funcionário no processo de mudança, passamos para a segunda questão: Alinhamento.

  • Alinhamento

Este é o momento em que conversamos com o colaborador particularmente e mostramos a importância da mudança: Qual seu objetivo, que sucesso pretendemos alcançar, como será aplicada na prática e mais importante: Porque ele (o colaborador) é importantíssimo para essa mudança. É importante neste momento, listar todos os ganhos inclusive pessoais que serão ganhos.

Também é neste momento que alinhamos com todos os colaboradores envolvidos como será colocado em prática cada etapa da mudança e fazermos uma divisão da tarefa.

  • Ação

Mão na massa! Neste momento precisamos agir como uma varetinha colocada para sustentar uma planta em crescimento. Como fazemos isso?

Por pontuar sempre o progresso dos colaboradores na mudança em questão, especialmente dos colaboradores que tiveram maior dificuldade de aderir a ideia;

COMEMORAR cada progresso do time;

Acima de tudo é importante VALORIZAR e RESSALTAR o esforço de todos.

É assim que aqui na Fibra Alimentos estamos conseguindo gerar muitas e valiosas mudanças!

Na Fibra temos passado por um período de muitas adaptações como mudanças de procedimentos internos na produção para otimizar e produzir mais cestas básicas; em nossa equipe comercial, os capacitando para trabalho home office e aprimorando as técnicas de venda e de atendimento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *